Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/7019
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Lubrificante ou freio do desenvolvimento: a corrupção brasileira recente e seus impactos |
Autor(es)/Inventor(es): | Oliveira, Bruno Amaral |
Orientador: | Earp, Fabio de Silos Sa |
Resumo: | Esta monografia pretende apresentar o conceito de corrupção, algumas de suas causas e consequências, utilizando artigos e publicações de renomados autores sobre o tema. A partir da fundamentação teórica, serão mostradas duas teorias contrapostas: a Grease The Wheels Theory e Sand the Wheels Theory. Ambas analisam os possíveis efeitos da corrupção sobre a economia. Após o esclarecimento dessas ideias, comenta-se o fenômeno da corrupção brasileira recente e, pela conclusão de estudos realizados sobre o cenário brasileiro, salienta-se a importância do debate e de mais estudos empíricos quanto à corrupção no Brasil, país com uma corrupção endêmica enraizada de modo que foi até abrasileirada na forma do “jeitinho brasileiro”. Dada esta visão popular leve e já vista como de praxe dos atos corruptos, esta monografia busca salientar a importância de não relevarmos uma conduta semelhante, além de expor seus efeitos na dinâmica brasileira recente. |
Palavras-chave: | Corrupção - Brasil Sand the Wheels Theory Estudos empíricos Grease The Wheels Theory Carga tributária |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BAOLIVEIRA.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.