Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/7132
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A luta pelo direito à cidade na comunidade da estradinha: da resistência dos moradores à formação de uma rede
Autor(es)/Inventor(es): Gurgel, Thizá Marry Jácome
Tutor: Quintans, Mariana Trotta Dallalana
Resumen: Esta monografia pretende analisar o novo ciclo remoções de favelas, ocorridas no cenário da preparação da cidade do Rio de Janeiro para receber grandes eventos. Neste trabalho, apontamos que o processo de expulsão da população pobre, moradora de favela, recentemente, foi potencializado nas gestões do ex-prefeito Eduardo Paes (2009-2016). Contudo, relembramos que essa forma violenta do Estado intervir em territórios de favelas é uma realidade histórica do Rio de Janeiro. A despeito da existência de mecanismos legais protetivos, percebemos um uso instrumental do discurso sobre o risco de deslizamento de encostas nos morros onde há favelas, quando existe interesse especulativo do capital imobiliário na área. Ilustramos esse processo com o caso da Estradinha, comunidade que, ameaçada de total remoção, decidiu disputar seu direito à cidade e, até hoje, permanece no local. Para resistir, a comunidade contou com a articulação de uma rede, envolvendo a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e militantes organizados em um Coletivo Técnico. Posteriormente, preocupado com a educação jurídica na Universidade, o NAJUP Luiza Mahin, grupo de extensão e de assessoria jurídica universitária popular, decide apoiar o grupo de resistência da Estradinha, atuando numa relação dialógica com a Comunidade até 2016.
Materia: Direito à Cidade
Remoção
Defensoria Pública
Serviços legais
Assessoria Jurídica Universitária Popular
Right to the City
Eviction
Public Defense
Legal Assistance
Popular University Legal Assistance
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GURGEL, Thizá Marry Jácome. A luta pelo direito à cidade na comunidade da estradinha: da resistência dos moradores à formação de uma rede. 2018. 122 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TMJGurgel.pdf995.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.