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http://hdl.handle.net/11422/7137
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | As implicações sociais e constitucionais da eonomia de compartilhamento enquanto instrumento de transformação da mobilidade urbana |
Autor(es)/Inventor(es): | Pomaroli, Maria Isabel Santana |
Tutor: | Silva, Carolina Machado Cyrillo da |
Resumen: | A partir da chegada da Uber ao Brasil, as discussões acerca da Economia de Compartilhamento no que tange à mobilidade urbana ganharam repercussão no cenário nacional, originando um conflito social e jurídico no país. Neste contexto, é preciso ponderar que a economia compartilhada vem transformando os padrões sociais de consumo, tendo em vista a comodidade e a praticidade do uso de serviços oferecidos pelas plataformas digitais. Destarte, abre espaço para a cooperação direta entre indivíduos e empresas, sendo que esta inovadora relação, oriunda do desenvolvimento tecnológico, traz consigo diversos questionamentos acerca da legalidade dos aplicativos de compartilhamento e indagações no campo da regulação. Com vistas postas sobre estas questões, por meio da metodologia hipotético-dedutiva com revisão bibliográfica, o presente trabalho busca analisar os entraves constitucionais e sociais enfrentados pelas empresas que oferecem o serviço de compartilhamento no âmbito da mobilidade urbana hoje no Brasil. |
Materia: | Economia de Compartilhamento Mobilidade Urbana Entraves Constitucionais Implicações Sociais Desenvolvimento Tecnológico Sharing Economy Urban Mobility Constitutional barriers Social Implications Technological Development |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade Nacional de Direito |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | dic-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | POMAROLI, Maria Isabel Santana. As implicações sociais e constitucionais da economia de compartilhamento enquanto instrumento de transformação da mobilidade urbana. 2017. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Direito |
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