Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7137
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As implicações sociais e constitucionais da eonomia de compartilhamento enquanto instrumento de transformação da mobilidade urbana
Autor(es)/Inventor(es): Pomaroli, Maria Isabel Santana
Orientador: Silva, Carolina Machado Cyrillo da
Resumo: A partir da chegada da Uber ao Brasil, as discussões acerca da Economia de Compartilhamento no que tange à mobilidade urbana ganharam repercussão no cenário nacional, originando um conflito social e jurídico no país. Neste contexto, é preciso ponderar que a economia compartilhada vem transformando os padrões sociais de consumo, tendo em vista a comodidade e a praticidade do uso de serviços oferecidos pelas plataformas digitais. Destarte, abre espaço para a cooperação direta entre indivíduos e empresas, sendo que esta inovadora relação, oriunda do desenvolvimento tecnológico, traz consigo diversos questionamentos acerca da legalidade dos aplicativos de compartilhamento e indagações no campo da regulação. Com vistas postas sobre estas questões, por meio da metodologia hipotético-dedutiva com revisão bibliográfica, o presente trabalho busca analisar os entraves constitucionais e sociais enfrentados pelas empresas que oferecem o serviço de compartilhamento no âmbito da mobilidade urbana hoje no Brasil.
Palavras-chave: Economia de Compartilhamento
Mobilidade Urbana
Entraves Constitucionais
Implicações Sociais
Desenvolvimento Tecnológico
Sharing Economy
Urban Mobility
Constitutional barriers
Social Implications
Technological Development
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: POMAROLI, Maria Isabel Santana. As implicações sociais e constitucionais da economia de compartilhamento enquanto instrumento de transformação da mobilidade urbana. 2017. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MISPomaroli.pdf465.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.