Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/722
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Planejamento estratégico para entidades sem fins lucrativos atuando no Brasil: o caso da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval - SOBENA
Autor(es)/Inventor(es): Coutinho, Fernanda Amaral Marques
Orientador: Lima, Regina Celia Montenegro de
Resumo: A proposta deste estudo é a elaborar de um planejamento estratégico para uma entidade sem fins lucrativos e um plano de comunicação para divulgar suas ações e a amplitude do trabalho de promoção do setor naval. Neste caso, é estudada a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval – SOBENA. A empresa fundada em 1962, tem por finalidade incentivar o progresso da Engenharia Naval lutando pelo desenvolvimento e afirmação nacional e internacional. Na opinião de diversos autores, empresas ou instituições que desejem prosperar no mercado, fazendo-se conhecer pelo público-alvo e atender às expectativas destes, devem fazer um estudo do mercado e criar estratégias para sua consolidação. Para estes pesquisadores, utilizar os mecanismos de marketing julga-se ser a maneira mais eficaz para esta proposta. Pretende-se apresentar, que mesmo entidades sem fins lucrativos têm necessidade de conquistar mercado e almejar por investimentos. Num mundo competitivo até mesmo entidades filantrópicas necessitam ser reconhecidamente competentes e confiáveis, para se destacarem das demais entidades e merecerem o apoio do setor onde estão inseridas. Levando-se em consideração a importância desta Sociedade para o desenvolvimento da indústria naval brasileira e da própria indústria para a soberania do país, faz-se necessário a organização de um planejamento estratégico com intuito de organizar, traçar objetivos e estabelecer estratégias que levem ao crescimento e divulgação desta Sociedade.
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Marketing
Associações sem fins lucrativos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Nov-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COUTINHO, Fernanda Amaral Marques. Planejamento estratégico para entidades sem fins lucrativos atuando no Brasil: o caso da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval – SOBENA. 2007. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FCoutinho.pdf506.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.