Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/726
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dc.contributor.advisorSilva, Claudete Lima da-
dc.contributor.authorToledo, Ana Carolina Barros de-
dc.date.accessioned2016-08-25T19:21:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:58Z-
dc.date.issued2008-06-19-
dc.identifier.citationTOLEDO, Ana Carolina Barros de. Empresas x consumidores: como as novas formas de comunicação na internet estão transformando esta relação. 2008. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/726-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectOrkutpt_BR
dc.titleEmpresas x consumidores: como as novas formas de comunicação na internet estão transformando esta relaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768pt_BR
dc.contributor.referee1Gallotti, Luiz Solon Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Sebastião Amoêdo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9348394251309785pt_BR
dc.description.resumoAnalisa as novas formas de comunicação que são viabilizadas com a evolução da Internet como mídia, a partir do surgimento de sites, serviços e aplicativos que permitem uma maior interatividade entre internautas no ambiente virtual. Com isso, são investigadas as possíveis transformações na relação entre emissores e receptores no processo da comunicação publicitária e, consequentemente, as mudanças na relação empresas x consumidores. O estudo tem sua análise focada no site de relacionamentos Orkut, que oferece claros exemplos dessas novas relações. Partindo de um embasamento teórico sobre a evolução dos modelos do processo de comunicação, chega-se aos novos dispositivos de informação e comunicação, viabilizados pelo nascimento do ciberespaço. São discutidos, então, os diferentes caminhos que as empresas estão utilizando para chegar ao seu consumidor através do Orkut e como este consumidor também faz uso deste espaço para se aproximar de suas marcas preferidas ou trocar informações com outros consumidores. Por fim, é apresentado o resultado de uma pesquisa de campo feita com os consumidores – usuários do Orkut – sobre a opinião e o nível de conhecimento deles acerca do fenômeno estudado e de sua inserção nele.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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