Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/726
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Empresas x consumidores: como as novas formas de comunicação na internet estão transformando esta relação
Autor(es)/Inventor(es): Toledo, Ana Carolina Barros de
Tutor: Silva, Claudete Lima da
Resumen: Analisa as novas formas de comunicação que são viabilizadas com a evolução da Internet como mídia, a partir do surgimento de sites, serviços e aplicativos que permitem uma maior interatividade entre internautas no ambiente virtual. Com isso, são investigadas as possíveis transformações na relação entre emissores e receptores no processo da comunicação publicitária e, consequentemente, as mudanças na relação empresas x consumidores. O estudo tem sua análise focada no site de relacionamentos Orkut, que oferece claros exemplos dessas novas relações. Partindo de um embasamento teórico sobre a evolução dos modelos do processo de comunicação, chega-se aos novos dispositivos de informação e comunicação, viabilizados pelo nascimento do ciberespaço. São discutidos, então, os diferentes caminhos que as empresas estão utilizando para chegar ao seu consumidor através do Orkut e como este consumidor também faz uso deste espaço para se aproximar de suas marcas preferidas ou trocar informações com outros consumidores. Por fim, é apresentado o resultado de uma pesquisa de campo feita com os consumidores – usuários do Orkut – sobre a opinião e o nível de conhecimento deles acerca do fenômeno estudado e de sua inserção nele.
Materia: Comunicação
Mídia
Orkut
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-jun-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : TOLEDO, Ana Carolina Barros de. Empresas x consumidores: como as novas formas de comunicação na internet estão transformando esta relação. 2008. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AToledo.pdf2.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.