Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/726
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Empresas x consumidores: como as novas formas de comunicação na internet estão transformando esta relação
Autor(es)/Inventor(es): Toledo, Ana Carolina Barros de
Orientador: Silva, Claudete Lima da
Resumo: Analisa as novas formas de comunicação que são viabilizadas com a evolução da Internet como mídia, a partir do surgimento de sites, serviços e aplicativos que permitem uma maior interatividade entre internautas no ambiente virtual. Com isso, são investigadas as possíveis transformações na relação entre emissores e receptores no processo da comunicação publicitária e, consequentemente, as mudanças na relação empresas x consumidores. O estudo tem sua análise focada no site de relacionamentos Orkut, que oferece claros exemplos dessas novas relações. Partindo de um embasamento teórico sobre a evolução dos modelos do processo de comunicação, chega-se aos novos dispositivos de informação e comunicação, viabilizados pelo nascimento do ciberespaço. São discutidos, então, os diferentes caminhos que as empresas estão utilizando para chegar ao seu consumidor através do Orkut e como este consumidor também faz uso deste espaço para se aproximar de suas marcas preferidas ou trocar informações com outros consumidores. Por fim, é apresentado o resultado de uma pesquisa de campo feita com os consumidores – usuários do Orkut – sobre a opinião e o nível de conhecimento deles acerca do fenômeno estudado e de sua inserção nele.
Palavras-chave: Comunicação
Mídia
Orkut
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Jun-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TOLEDO, Ana Carolina Barros de. Empresas x consumidores: como as novas formas de comunicação na internet estão transformando esta relação. 2008. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AToledo.pdf2.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.