Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/728
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: ARG: o novo jogo da experiência midiática
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Liliane da Costa Reis
Advisor: Tucherman, Ieda
Abstract: Análise dos jogos Alternate Reality Game (ARG), cujo formato vem sendo explorado com frequência cada vez maior em campanhas de marketing, desde o ano de 2001. O objetivo é oferecer, por meio da análise textual, uma maior compreensão de uma ferramenta versátil, capaz de oferecer um leque de opções tão vasto quanto seu espaço de origem: a internet. Para tanto, busca-se avaliar a estruturação do jogo e sua relação estreita com o consumo de entretenimento, tendo como ponto de partida a configuração social em rede que o viabiliza, as comunidades estabelecidas nesse meio, e ainda outros gêneros de jogos que, fundamentados na internet ou não, influenciaram o surgimento dessa experiência de realidade alternativa. Da mesma forma, é abordada uma das aplicações responsáveis por um maior reconhecimento do formato, "The Lost Experience". O jogo, que derivou do seriado de TV norte-americano "Lost" e foi posto em andamento de maio a setembro de 2006, é merecedor de destaque por conta da complexidade da trama proposta, que subvertia diversos elementos da mitologia original do seriado, e capacidade de evolução entre as etapas – fato devido principalmente ao hábito de análise minuciosa que a própria série incutiu em seus fãs.
Keywords: Marketing
Internet
Jogos
Inovação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 4-Dec-2008
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOSA, Liliane da Costa Reis. ARG: o novo jogo da experiência midiática. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBarbosa.pdf434,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.