Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/728
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: ARG: o novo jogo da experiência midiática
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Liliane da Costa Reis
Orientador: Tucherman, Ieda
Resumo: Análise dos jogos Alternate Reality Game (ARG), cujo formato vem sendo explorado com frequência cada vez maior em campanhas de marketing, desde o ano de 2001. O objetivo é oferecer, por meio da análise textual, uma maior compreensão de uma ferramenta versátil, capaz de oferecer um leque de opções tão vasto quanto seu espaço de origem: a internet. Para tanto, busca-se avaliar a estruturação do jogo e sua relação estreita com o consumo de entretenimento, tendo como ponto de partida a configuração social em rede que o viabiliza, as comunidades estabelecidas nesse meio, e ainda outros gêneros de jogos que, fundamentados na internet ou não, influenciaram o surgimento dessa experiência de realidade alternativa. Da mesma forma, é abordada uma das aplicações responsáveis por um maior reconhecimento do formato, "The Lost Experience". O jogo, que derivou do seriado de TV norte-americano "Lost" e foi posto em andamento de maio a setembro de 2006, é merecedor de destaque por conta da complexidade da trama proposta, que subvertia diversos elementos da mitologia original do seriado, e capacidade de evolução entre as etapas – fato devido principalmente ao hábito de análise minuciosa que a própria série incutiu em seus fãs.
Palavras-chave: Marketing
Internet
Jogos
Inovação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARBOSA, Liliane da Costa Reis. ARG: o novo jogo da experiência midiática. 2008. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBarbosa.pdf434.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.