Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/730
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Respirando Samuel Beckett: ecos na contemporaneidade
Autor(es)/Inventor(es): Parreira, Christiane Igreja
Orientador: Monteiro, Gabriela Lirio Gurgel
Resumo: Examina a obra de Samuel Beckett, destacando as suas principais características e singularidades. Ao mesmo tempo, procura demonstrar a importância da obra para a história da arte no século XX, porquanto ela representou uma ruptura com os cânones até então vigentes. Após o exame das características e peculiaridades, destacando alguns aspectos das principais peças do autor, abordaremos o trabalho de campo desenvolvido. Nesse sentido, a partir de uma entrevista realizada com Adriano Guimarães, destacamos a importância do trabalho dos Irmãos Guimarães relacionado com a obra de Samuel Beckett, além da narrativa da experiência pessoal da autora, como atriz, ao participar da montagem da peça "Fragmentos de Beckett", no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ao cabo da empreitada, constatamos que a obra de Beckett revolucionou o teatro até então praticado, propiciando o exame da perspectiva da vida e do ser humano com um novo olhar, completamente realista, direto, pragmático, auscultando o vazio e procurando um sentido para a própria existência humana. Ao final, percebemos que essa forma beckettiana de expor a condição do homem é universal e anacrônica, e que por isto continua a ecoar na contemporaneidade.
Palavras-chave: Beckett
Irmãos Guimarães
Centro de Pesquisa Teatral
Contemporaneidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Ago-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PARREIRA, Christiane Igreja. “Respirando” Samuel Beckett: ecos na contemporaneidade. 2014. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIPARREIRA.pdf3.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.