Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/7408
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os casais de o boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo
Author(s)/Inventor(s): Silva, Leonardo Duarte da
Advisor: Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Abstract: Analisa o que a representação de personagens homossexuais em um comercial da marca O Boticário revela sobre as percepções e atitudes do público em relação à publicidade como espaço de inclusão. Buscamos traçar uma abordagem contextual das reivindicações LGBT no país face aos discursos religiosos e o papel desempenhado pela publicidade ao dialogar com essas minorias. Assumindo a publicidade como uma ponte para o consumo, analisamos como este último apresenta-se, hoje, como um caminho para a ação política, explorando os conceitos de boicote, backlash e buycott. Soma-se a isso o poder de engajamento propiciado pelas redes sociais virtuais, cuja análise perpassa as esferas anteriores. O proceder metodológico utilizado foi uma pesquisa quantitativa realizada on-line com 500 respondentes, que comparou a opinião de pessoas LGBT e não LGBT a respeito da campanha, da inclusão de homossexualidades na publicidade e seus efeitos no comportamento de compra e da atuação nas redes sociais virtuais. Além disso, foi possível cruzar dados com a variável Religião, o que deu margem a diferentes resultados segundo as crenças dos respondentes.
Keywords: Propaganda
Homossexualidade
Religião
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Leonardo Duarte da. Os casais de O Boticário e o que o público achou deles: publicidade, representação e consumo como arena de ativismo. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lsilvapp.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.