Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/7519
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência da economia da colaboração na política eleitoral: um estudo de caso da campanha de Marcelo Freixo e Luciana Boiteux à prefeitura do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Rezende, Rafael Centeno de
Advisor: Santini, Rose Marie
Abstract: Nas últimas duas décadas, intensas mudanças de paradigmas geracionais, avanços tecnológicos disruptivos e ciclos de ativismo nos trouxeram para um novo ambiente cultural, econômico e político. Este trabalho pretende compreender como essa nova era, regida pela chamada economia da colaboração vêm capilarizando novas formas de organização coletiva que podem influenciar a política, mais especificamente a política eleitoral. Para fazer esta análise apresentamos uma revisão de literatura sobre paradigmas geracionais, economia da colaboração e sociologia de redes. Fazemos também um estudo de caso das estratégias e táticas de comunicação e mobilização utilizadas na campanha eleitoral de Marcelo Freixo e Luciana Boiteux à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2016. Com isso buscamos caminhos para responder algumas questões como: Quais os princípios que regem essa nova economia? Quais são as potências que essas novas tecnologias trazem para a sociedade? Quais são os desafios dessas novas formas de comunicar e mobilizar na política?
Keywords: Campanha eleitoral
Poder econômico
Estudo de caso
Rio de Janeiro (RJ)
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: REZENDE, Rafael Centeno de. A influência da economia da colaboração na política eleitoral: um estudo de caso da campanha de Marcelo Freixo e Luciana Boiteux à prefeitura do Rio de Janeiro. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
URI: http://hdl.handle.net/11422/7519
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rrezende.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.