Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7519
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência da economia da colaboração na política eleitoral: um estudo de caso da campanha de Marcelo Freixo e Luciana Boiteux à prefeitura do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Rezende, Rafael Centeno de
Orientador: Santini, Rose Marie
Resumo: Nas últimas duas décadas, intensas mudanças de paradigmas geracionais, avanços tecnológicos disruptivos e ciclos de ativismo nos trouxeram para um novo ambiente cultural, econômico e político. Este trabalho pretende compreender como essa nova era, regida pela chamada economia da colaboração vêm capilarizando novas formas de organização coletiva que podem influenciar a política, mais especificamente a política eleitoral. Para fazer esta análise apresentamos uma revisão de literatura sobre paradigmas geracionais, economia da colaboração e sociologia de redes. Fazemos também um estudo de caso das estratégias e táticas de comunicação e mobilização utilizadas na campanha eleitoral de Marcelo Freixo e Luciana Boiteux à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2016. Com isso buscamos caminhos para responder algumas questões como: Quais os princípios que regem essa nova economia? Quais são as potências que essas novas tecnologias trazem para a sociedade? Quais são os desafios dessas novas formas de comunicar e mobilizar na política?
Palavras-chave: Campanha eleitoral
Poder econômico
Estudo de caso
Rio de Janeiro (RJ)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: REZENDE, Rafael Centeno de. A influência da economia da colaboração na política eleitoral: um estudo de caso da campanha de Marcelo Freixo e Luciana Boiteux à prefeitura do Rio de Janeiro. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rrezende.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.