Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/758
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Profecias verdes em terras existencialistas: Pierre Rabhi e a comunicação do desenvolvimento sustentável na França
Author(s)/Inventor(s): Raj, Guilherme de Sá Pavarini
Advisor: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Abstract: A contemporaneidade é sinônimo de efemeridade, de mal-estar social e de devastação natural. É neste contexto que surge o princípio de desenvolvimento sustentável e as ideias de Pierre Rabhi. Convicto de que esta é a principal solução para os problemas das civilizações contemporâneas, ele promove os valores da corrente filosófica intitulada feliz sobriedade, da agroecologia e do desenvolvimento sustentável, através de sua literatura e do trabalho de diversas organizações cofundadas por ele, na França e na África do norte. Nesta monografia busca-se uma melhor compreensão de como este modelo de comunicação é desenvolvido para a conscientização da população francesa à favor dos valores defendidos por Pierre Rabhi. Para isso, empregou-se três tipos de pesquisa com o intuito de ampliar a coleta de dados e, assim, possibilitar uma análise mais abrangente deste fenômeno. Observou-se que, em uma cidade como Paris, onde a modernidade líquida marca território, a comunicação de Pierre Rabhi e de suas associações encontra diversas barreiras e dificuldades, inclusive àqueles que trabalham em tais organizações e se dedicam ao sucesso desta causa.
Keywords: Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Pierre Rabhi
França
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2014
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RAJ, Guilherme. Profecias verdes em terras existencialistas: Pierre Rabhi e a comunicação do desenvolvimento sustentável na França. 2014. 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSPRaj.pdf11.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.