Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/758
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Profecias verdes em terras existencialistas: Pierre Rabhi e a comunicação do desenvolvimento sustentável na França
Autor(es)/Inventor(es): Raj, Guilherme de Sá Pavarini
Orientador: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Resumo: A contemporaneidade é sinônimo de efemeridade, de mal-estar social e de devastação natural. É neste contexto que surge o princípio de desenvolvimento sustentável e as ideias de Pierre Rabhi. Convicto de que esta é a principal solução para os problemas das civilizações contemporâneas, ele promove os valores da corrente filosófica intitulada feliz sobriedade, da agroecologia e do desenvolvimento sustentável, através de sua literatura e do trabalho de diversas organizações cofundadas por ele, na França e na África do norte. Nesta monografia busca-se uma melhor compreensão de como este modelo de comunicação é desenvolvido para a conscientização da população francesa à favor dos valores defendidos por Pierre Rabhi. Para isso, empregou-se três tipos de pesquisa com o intuito de ampliar a coleta de dados e, assim, possibilitar uma análise mais abrangente deste fenômeno. Observou-se que, em uma cidade como Paris, onde a modernidade líquida marca território, a comunicação de Pierre Rabhi e de suas associações encontra diversas barreiras e dificuldades, inclusive àqueles que trabalham em tais organizações e se dedicam ao sucesso desta causa.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Pierre Rabhi
França
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RAJ, Guilherme. Profecias verdes em terras existencialistas: Pierre Rabhi e a comunicação do desenvolvimento sustentável na França. 2014. 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSPRaj.pdf11.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.