Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7593
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A multiparentalidade e seus efeitos jurídicos no direito brasileiro contemporâneo
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Isadora Maria Tavares de
Orientador: Konder, Cíntia Muniz de Souza
Resumo: O ordenamento jurídico nem sempre consegue acompanhar e abraçar a complexidade da vida social e, sendo a família a base da sociedade, a mesma sentiu seus reflexos em meio à tantas transformações. Especialmente após o advento da Constituição Federal de 1988 e dos princípios fundamentais norteadores do Direito, surgiu o fenômeno da constitucionalização do Direito de Família, no qual rompeu-se alguns paradigmas, possibilitando uma evolução nos conceitos jurídicos de família e filiação. Ao se afastar das concepções fundadas essencialmente no patriarcalismo, individualismo e patrimonialismo, proporcionou-se o reconhecimento do pluralismo das entidades familiares e da igualdade entre os filhos, independente de sua origem. Assim, as famílias passaram a ser regidas fundamentalmente pelo afeto, em consonância com a dignidade da pessoa humana e a liberdade do planejamento familiar. Por sua vez, a afetividade como princípio fundador dos vínculos familiares, recepcionou a diversidade dos laços parentais, tal como a família socioafetiva e a multiparental, até então invisíveis para o Direito, dadas suas formulações engessadas. Dessa forma, com base nos princípios constitucionais, entendimentos doutrinários, jurisprudenciais e da Suprema Corte Brasileira, pretende-se evidenciar a viabilidade do instituto da multiparentalidade e a acepção de seus efeitos jurídicos, com destaque aos direitos sucessórios, no ordenamento jurídico pátrio.
Palavras-chave: Multiparentalidade
Pluriparentalidade
Família Socioafetiva
Princípio da Afetividade
Pluralismo das Entidades Familiares
Efeitos jurídicos gerais e sucessórios
Multiparentality
Socio affective Paternity
Principle of Affectivity
Family Entities Plurality
General legal effects and of succession
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Isadora Maria Tavares de. A multiparentalidade e seus efeitos jurídicos no direito brasileiro contemporâneo. 2018. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMTOliveira.pdf523.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.