Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7594
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A controvérsia acerca da legalidade da inclusão da tarifa de uso dos sistemas de distribuição e transmissão (TUSD e TUST) na base de cálculo do ICMS incidente sobre o consumo de energia elétrica
Autor(es)/Inventor(es): Luz, Willian Wagner da
Orientador: Curi, Bruno Maurício Macedo
Resumo: A presente monografia tem por fito a análise da incidência do imposto incidente sobre operações relativas à circulação de mercadorias, serviços e transportes intermunicipais e interestaduais (ICMS) sobre a mercadoria energia elétrica, destacadamente quanto à inclusão das tarifas de uso dos sistemas de distribuição (TUSD) e de transmissão (TUST) na base de cálculo do referido imposto. A relevância do tema é latente na medida em que a discussão, após pacificação jurisprudencial durante anos por meio de acórdãos proferidos pelo Superior Tribunal de Justiça, sofreu verdadeiro giro copernicano quando do julgamento do Recurso Especial nº 1.163.020/RS, pela Primeira Turma da Corte Infraconstitucional brasileira, e que em breve poderá acarretar em reflexo arrecadatório de significância extrema para as Fazendas Públicas estaduais e aos contribuintes com a afetação do referido recurso no âmbito da Corte infraconstitucional brasileira.
Palavras-chave: ICMS
Energia Elétrica
Tarifa de Uso dos Sistemas de Distribuição e de Transmissão
Superior Tribunal de Justiça
ICMS
Eletric Energy
Rate of Use of the Distribuition and Transmission System
Rate of Use of the Distribution System
Brazilian Infraconstitutional Court
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LUZ, Willian Wagner da. A controvérsia acerca da legalidade da inclusão da tarifa de uso dos sistemas de distribuição e transmissão (TUSD e TUST) na base de cálculo do ICMS incidente sobre o consumo de energia elétrica. 2018. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WWLuz.pdf350.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.