Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/767
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Where amazing happens: o sucesso mundial da NBA
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Luan Knaya Marques
Orientador: Junqueira, Maria Helena
Resumo: Estudo de caso sobre o sucesso da NBA, a liga norte-americana de basquete, como marca esportiva a partir de estratégias de marketing desenvolvidas nos últimos anos. Mesmo tendo atravessado um grande percalço em 1998, com a aposentadoria do ícone e garoto-propaganda do esporte Michael Jordan, conseguiu estabelecer novas estratégias de marketing e branding, que foram capazes de elevar a marca a um patamar de enorme sucesso. O fã do chamado "melhor basquete do mundo" tem expectativas quase ideais de consumo, por conta de uma comunicação eficaz e bem direcionada. A NBA aproveitou a globalização para criar fãs/consumidores em inúmeros países, que são completamente apaixonados não só por basquete, mas pela NBA - uma marca capaz de proporcionar experiências e estilo. O trabalho discute como a propaganda e o mix de marketing (produto, distribuição, preço e promoção) foram fundamentais para a liga ser um sinônimo de qualidade e possuir credibilidade em todo o mundo globalizado.
Palavras-chave: Marketing
Marca de produtos
Basquete
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Luan Knaya Marques. Where Amazing Happens: o sucesso mundial da NBA. 2010. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LKMSilva.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.