Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/768
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Marketing esportivo: o uso do patrocínio esportivo como alternativa de comunicação
Autor(es)/Inventor(es): Cabral, Fernanda de Abreu
Orientador: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Resumo: Diante de um cenário onde o congestionamento do espaço publicitário é uma realidade, as empresas enfrentam dificuldades para impactar o público-alvo com as suas mensagens. Anunciar custa cada vez mais caro e os consumidores não são capazes de assimilar o enorme número de mensagens as quais estão expostos diariamente. Cabe aos profissionais de marketing encontrar maneiras alternativas e eficazes de comunicação. Este trabalho pretende discutir os fundamentos do marketing esportivo, mostrando de que maneira o esporte pode ser usado como um canal de comunicação com o público. Serão apresentados características e valores do esporte para que seja possível entender como a associação de marcas a este segmento pode contribuir para posicionar, agregar valor e promover uma marca no mercado. Por fim, será analisado um caso de patrocínio do futebol brasileiro, o da marca Olympikus ao Clube de Regatas do Flamengo, para exemplificar o conteúdo abordado ao longo do trabalho.
Palavras-chave: Marketing esportivo
Patrocínio
Futebol
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CABRAL, Fernanda de Abreu. Marketing esportivo: o uso do patrocínio esportivo como alternativa de comunicação. 2010. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FCabral.pdf613.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.