Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7691
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mídia programática: o impacto das novas técnicas de comercialização publicitária na experiência personare
Autor(es)/Inventor(es): Minarini, Larissa Cunha Pereira
Orientador: Ribeiro, Tadeu Carvão
Resumo: A publicidade é historicamente interligada aos meios de comunicação. A partir da digitalização das mídias e da popularização da Internet, a indústria midiática descobre novas possibilidades de personalização da mensagem publicitária, a partir da automação dos sistemas e melhor aproveitamento sobre o histórico de dados de usuários em rede. Hoje pode-se programar anúncios de acordo com informações acerca do comportamento de consumidores baseadas em seus padrões individuais de atividades na Internet. Anunciantes e agências encontram novas maneiras de veicular anúncios em âmbito digital. Desse modo, surge a mídia programática. O presente estudo tem como objetivo primário entender o fenômeno da mídia programática, e os possíveis reflexos nos novos modelos de negócios publicitários. Debate-se aqui um processo em que se utiliza dados do usuário armazenados em redes para promover impactos da mensagem publicitária personalizados como o ponto central desta atividade. Para tal, adotaram-se, em primeira instância uma revisão bibliográfica embasada numa literatura contemporânea sobre a temática e, posteriormente, uma pesquisa de observação através de um experimento de veiculação de campanha distribuída em dois grupos: G0, controle; e GT, ao qual foram aplicados critérios de segmentação utilizando dados dos usuários. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar uma diferença positiva e significante estatisticamente de GT em comparação à G0. Este resultado sugere, possivelmente, uma maior assertividade em campanhas publicitárias, contudo estudos futuros acerca do assunto devem ser realizados.
Palavras-chave: Meios de comunicação de massa
Internet
Segmentação de mercado
Propaganda
Aspectos psicológicos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MINARINI, Larissa Cunha Pereira. Mídia Programática: o impacto das novas técnicas de comercialização publicitária na experiência Personare. 2017. 102 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lminarini.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.