Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/774
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A era da personalização: um estudo sobre a publicidade no Google
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Nathália
Orientador: Santini, Rose Marie
Resumo: Análise sobre a publicidade no Google, os seus desdobramentos sociais e as consequências em termos de privacidade para os usuários da Internet. Em um primeiro momento, faz-se uma descrição do modelo de negócios do Google, traçando uma perspectiva histórica sobre o surgimento da Internet e da propaganda nesse meio de comunicação, que difere em diversos aspectos do modelo de anúncio encontrado em meios tradicionais, como televisão, rádio e revista. A forma como a propaganda está estruturada no Google, através dos chamados Links Patrocinados pode ser considerada inovadora, e explicar sua lógica de funcionamento é um dos objetivos deste trabalho. Em um segundo momento, através da análise dos resultados de uma pesquisa qualitativa feita a partir de entrevistas em profundidade, confronta-se a visão dos autores estudados com a percepção dos próprios usuários sobre a publicidade no Google. Com os resultados obtidos, foi possível identificar, dentre outras questões, que a qualidade dos serviços do Google e sua simplicidade são suficientes para que os usuários utilizem cada vez mais serviços da empresa em troca de seus dados a fim de receber publicidade personalizada.
Palavras-chave: Privacidade
Propaganda
Links patrocinados
Internet
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACHADO, Nathália. A era da personalização: um estudo sobre a publicidade no Google. 2014. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NMachado.pdf2.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.