Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/781
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O patrocínio a eventos esportivos: um estudo de caso sobre a parcela comercial entre a The North Face e o Xterra Brasil Tour
Autor(es)/Inventor(es): Tesch, Jaqueline Azizi Sales
Orientador: Santini, Rose Marie
Resumo: O crescimento dos investimentos no Marketing Esportivo aponta para importantes tendências no ambiente de negócios, tendo em vista que o momento mercadológico atual se caracteriza por importantes mudanças nas formas de compreender o comportamento do consumidor e as estratégias para abordá-lo. Soma-se a isso o fato de que as atividades esportivas estão inegavelmente em alta enquanto valor social, o que torna o esporte uma poderosa ferramenta de Marketing para as empresas. Neste estudo, propõe-se a avaliação específica do patrocínio a eventos esportivos, a fim de identificar: as características que o torna eficaz para alcançar os objetivos da marca; os benefícios para os players envolvidos em uma parceria comercial desse tipo; e os resultados obtidos tanto na visão dos investidores quanto do cliente final. Coletamos e interpretamos produções acadêmicas de autores nacionais e internacionais a respeito do assunto, visando compreender tal prática comercial. Em seguida, apresentamos um estudo de caso sobre a parceria via patrocínio entre as marcas The North Face e o XTERRA no Brasil, avaliando as estratégias dos tomadores de decisão das empresas envolvidas, bem como a percepção e o real impacto causados no público.
Palavras-chave: Marketing esportivo
Patrocinio
Publicidade
Impacto publicitario
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: TESCH, Jaqueline Azizi Sales. O Patrocínio a eventos esportivos: um rstudo de caso sobre a parceria comercial entre a The North Face e o XTERRA Brazil Tour. 2014. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTesch.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.