Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/7823
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O festival internacional de criatividade de Cannes: como a cultura de prêmios afeta a dinâmica das agências de publicidade?
Autor(es)/Inventor(es): Pires, Lucas Pimenta de Almeida
Orientador: Burrowes, Patrícia Cecília
Resumo: Estuda e investiga o comportamento e a dinâmica das agências de publicidade – empresas e seus funcionários - no que diz respeito ao Festival Internacional de Criatividade de Cannes (Cannes Lions). Com base em entrevistas com profissionais do mercado publicitário do Rio de Janeiro e associadas sobretudo ao estudo sociológico de Pierre Bourdieu, propõe-se uma análise acerca do campo do poder e a economia dos bens simbólicos, associando o Festival de Cannes e o prestígio alcançado pelas agências premiadas, com as relações de poder por meio do capital simbólico. Contarei também com o auxílio da linguagem audiovisual traduzida em um documentário acerca do tema. Em seu conteúdo, entrevistas de diferentes profissionais do mercado serão apresentadas juntamente com o trabalho escrito. O objetivo do estudo é investigar as circunstâncias que levam as agências de publicidade e seus funcionários - sobretudo os profissionais de criação - a supervalorizarem os grandes festivais. Não só as agências, mas também os clientes e fornecedores que, juntos, formam os principais pilares que sustentam os projetos premiados no Festival de Cannes. Acredito que esse trabalho pode ajudar a analisar comportamentalmente o mercado que, muitas vezes, se apresenta de maneira distorcida e obscura para os estudantes de comunicação.
Palavras-chave: Propaganda
Agências de propaganda
Festival de Cannes
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: Pires, Lucas Pimenta de Almeida. O festival internacional de criatividade de Cannes: como a cultura de prêmios afeta a dinâmica das agências de publicidade? 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

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