Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/799
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A primeira festa em solo tropical a construção da identidade da nação no país do carnaval
Autor(es)/Inventor(es): Valverde, Clêi
Tutor: Herschmann, Micael Maiolino
Resumen: Este trabalho tem por objetivo compreender o questionamento básico sobre qual o papel do simbolismo ou a construção do simbolismo da primeira missa no desenvolvimento da identidade do Brasil. Como este símbolo se desenvolveu, transformou-se em marca e ganhou status de espetáculo. Material e Método: Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa com base teórica em história da Comunicação e como método a análise documental de aspectos históricos, sociológicos e antropológicos. Resultados: Foram encontradas diversas vertentes de pensamento sobre o processo o simbolismo da primeira missa e algumas lacunas que este trabalho visa compreender com um pouco mais de abrangência. Conclusão: O trabalho não teve por objetivo criar uma tese conclusiva sobre o papel do símbolo da primeira missa, mas chegou-se ao pensamento de como fato histórico tem grande poder de desenvolvimento do imaginário coletivo, passando desde um processo de apresentação da nação aos padrões internacionais do primeiro quadro, chegando a espetacularização e a criação de novos conceitos sobre a bruma que cobre o encontro entre os portugueses e os nativos.
Materia: Carnaval
Cultura brasileira
Simbolismo
Identidade cultural
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 15-jul-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : VALVERDE, Clêi. A primeira festa em solo tropical a construção da identidade da nação no país do carnaval. 2016. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CVCardim.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.