Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/799
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A primeira festa em solo tropical a construção da identidade da nação no país do carnaval
Autor(es)/Inventor(es): Valverde, Clêi
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender o questionamento básico sobre qual o papel do simbolismo ou a construção do simbolismo da primeira missa no desenvolvimento da identidade do Brasil. Como este símbolo se desenvolveu, transformou-se em marca e ganhou status de espetáculo. Material e Método: Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma pesquisa com base teórica em história da Comunicação e como método a análise documental de aspectos históricos, sociológicos e antropológicos. Resultados: Foram encontradas diversas vertentes de pensamento sobre o processo o simbolismo da primeira missa e algumas lacunas que este trabalho visa compreender com um pouco mais de abrangência. Conclusão: O trabalho não teve por objetivo criar uma tese conclusiva sobre o papel do símbolo da primeira missa, mas chegou-se ao pensamento de como fato histórico tem grande poder de desenvolvimento do imaginário coletivo, passando desde um processo de apresentação da nação aos padrões internacionais do primeiro quadro, chegando a espetacularização e a criação de novos conceitos sobre a bruma que cobre o encontro entre os portugueses e os nativos.
Palavras-chave: Carnaval
Cultura brasileira
Simbolismo
Identidade cultural
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VALVERDE, Clêi. A primeira festa em solo tropical a construção da identidade da nação no país do carnaval. 2016. 128 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CVCardim.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.