Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8003
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Entropia e a segunda lei da termodinâmica: uma abordagem alternativa para o ensino médio.
Author(s)/Inventor(s): Teles, Marcio Alberto de Brito
Advisor: Chaves, Francisco Arthur Braun
Abstract: Na tentativa de explicação de certos fenômenos, em particular o que foi exemplificado na citação acima, os pensadores, filósofos e cientistas começaram a arquitetar certos conceitos e teorias consideradas importantíssimas para a evolução da ciência e em particular da Física. Dentre elas podemos citar a criação do conceito denominado entropia1 A formulação do conceito de entropia pode ser considerado como um dos grandes avanços da ciência. Pois, possibilitou que fosse constituída parte da base teórica da termodinâmica2 , de certos processos (fenômenos) ditos irreversíveis e o alicerce da mecânica estatística.
Keywords: Entropia
Termodinâmica
Ensino Médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Department : Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/8003
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MABTeles.pdf8,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.