Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8082
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A inconstitucionalidade das taxas: uma análise da TFPG
Autor(es)/Inventor(es): Pacheco, Fabiana Santos
Orientador: Maneira, Eduardo
Resumo: As taxas são por excelência classificadas como tributo vinculado, uma vez que seu fato gerador está intimamente atrelado a uma atividade estatal. Esta atividade, por sua vez, pode figurar como a prestação de um serviço ou o exercício do poder de polícia. Contudo, recentemente se tornou frequente os casos em que tributos são instituídos de forma nitidamente ilegal, valendo-se da sua presunção de constitucionalidade, condenando os contribuintes a suportarem esses encargos, onerarem seus custos de produção, comprometerem o crescimento da empresa e a possibilidade de realizar novos investimentos. E com as taxas, não ocorre diferente. Mais especificamente, tem-se observado a instituição de taxas sem que sejam respeitadas as suas limitações, inclusive os limites impostos pela Constituição Federal. É essa a problematização que este trabalho pretende demonstrar. Para tanto, traz-se para discussão a análise crítica da Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização Ambiental das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Produção de Petróleo e Gás instituída pelo Estado do Rio de Janeiro, através da Lei nº 7.182/15, para assim relacionar os conceitos extraídos da doutrina tributária brasileira e as disposições constantes nos diplomas legais com um caso em concreto, a qual se mostra por diversos prismas inconstitucional.
Palavras-chave: Taxa
Poder de polícia
Competência
Inconstitucionalidade
Petróleo
Gás natural
Fee
Police power
Competence
Unconstitutionality
Oil and Gas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PACHECO, Fabiana Santos. A inconstitucionalidade das taxas: uma análise da TFPG. 2017. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSPacheco.pdf537.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.