Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/810
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A reconfiguração da indústria fonográfica ao longo de sua história e a importância do canal VEVO para retomada do controle do mercado musical pelas majors pós era digital
Autor(es)/Inventor(es): Silva, João Marcelo dos Santos Minhava Marques da
Orientador: Figueiredo, Afonso Claudio Segundo de
Resumo: Analise do setor fonográfico desde seu inicio com o processo de comodificação musical ao final do século XIX até os tempos atuais para demonstrar como as majors se mantêm no controle do mercado desde os primórdios e como se reconfiguram após as mudanças provocadas pela desmaterialização da música na era digital para retomada do domínio. Com essa análise, é possível explicitar os novos caminhos do negócio musical e a importância do canal Vevo, líder do setor de videoclipes, que é gerido por grandes gravadoras e demonstra uma alternativa de como exercer um monopólio no meio online em que o livre acesso aos conteúdos das plataformas era a grande marca.
Palavras-chave: Indústria fonográfica
Era digital
Canal
Audiovisual
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Dez-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, João Marcelo dos Santos Minhava Marques da. A Reconfiguração da indústria fonográfica ao longo de sua história e a importância do canal Vevo para a retomada do controle do mercado musical pelas majors pós era digital. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSilva.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.