Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/812
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Gabriel Jácome Nogueira de
Tutor: Rett, Lucimara
Resumen: A televisão ainda é o meio predominante no Brasil em penetração e alcance, mas vem perdendo espaço devido a concorrência com outras mídias. Diante dos desafios impostos pela convergência midiática torna-se necessária uma adaptação visando atender as novas demandas de um público em mutação. Da associação entre a lógica do fluxo de conteúdo, particular da televisão, e da lógica do arquivo, fundamento da internet; emerge os princípios da segunda tela: um canal de resposta simultânea da audiência. Esse espaço se caracteriza pela manifestação e compartilhamento das opiniões e sentimentos do público consumidor sobre os produtos televisivos. O estudo do fenômeno, portanto, tem importância estratégica para o contínuo desenvolvimento do meio televisivo, mas também para validação e esclarecimento deste como um ponto de contato entre emissor e receptor, posições cada vez mais híbridas. Propõe-se demonstrar a importância da audiência segunda tela, como um potencial indicador da recepção televisiva, desta forma foi analisada a novela Babilônia, exibida na faixa das 21 horas na Rede Globo de Televisão que estreou no dia 16 de março de 2015. Primeiramente, foi realizada uma revisão literária, onde foram selecionados os conceitos a serem estudados, posteriormente foi realizada uma netnografia para a identificação dos principais pontos de discussão. Por fim foram feitas entrevistas em profundidade com profissionais especialistas de áreas correlatas a produção da novela, visando um macro entendimento a partir do cruzamento de dados. Pode-se observar o impacto da audiência da segunda tela, como um caminho propício para a identificação de pontos críticos específicos a trama.
Materia: Televisão
Audiência
Segunda tela
Second screen
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-jul-2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Gabriel Jácome Nogueira de. Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva. 2015. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GJNOliveira.pdf3.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.