Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/812
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Gabriel Jácome Nogueira de
Orientador: Rett, Lucimara
Resumo: A televisão ainda é o meio predominante no Brasil em penetração e alcance, mas vem perdendo espaço devido a concorrência com outras mídias. Diante dos desafios impostos pela convergência midiática torna-se necessária uma adaptação visando atender as novas demandas de um público em mutação. Da associação entre a lógica do fluxo de conteúdo, particular da televisão, e da lógica do arquivo, fundamento da internet; emerge os princípios da segunda tela: um canal de resposta simultânea da audiência. Esse espaço se caracteriza pela manifestação e compartilhamento das opiniões e sentimentos do público consumidor sobre os produtos televisivos. O estudo do fenômeno, portanto, tem importância estratégica para o contínuo desenvolvimento do meio televisivo, mas também para validação e esclarecimento deste como um ponto de contato entre emissor e receptor, posições cada vez mais híbridas. Propõe-se demonstrar a importância da audiência segunda tela, como um potencial indicador da recepção televisiva, desta forma foi analisada a novela Babilônia, exibida na faixa das 21 horas na Rede Globo de Televisão que estreou no dia 16 de março de 2015. Primeiramente, foi realizada uma revisão literária, onde foram selecionados os conceitos a serem estudados, posteriormente foi realizada uma netnografia para a identificação dos principais pontos de discussão. Por fim foram feitas entrevistas em profundidade com profissionais especialistas de áreas correlatas a produção da novela, visando um macro entendimento a partir do cruzamento de dados. Pode-se observar o impacto da audiência da segunda tela, como um caminho propício para a identificação de pontos críticos específicos a trama.
Palavras-chave: Televisão
Audiência
Segunda tela
Second screen
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Gabriel Jácome Nogueira de. Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva. 2015. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GJNOliveira.pdf3.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.