Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8141
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Remodelagem dos laboratórios de fontes alternativas de energia e circuitos lógicos com a implementação de um sistema de geração de energia alternativa suplementar a distribuição da concessionária
Autor(es)/Inventor(es): Souquet, Vanessa Duarte
Tutor: Rolim , Luis Guilherme Barbosa
Resumen: A proposta deste trabalho consiste em associar as técnicas de instalações elétricas ao conceito de recursos alternativos e em estimular novos estudos na área de fontes limpas para geração de energia.O projeto apresenta a remodelagem do mezanino e dos Laboratórios de Fontes Alternativas e Circuitos Lógicos da UFRJ seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas –ABNT,e a regulamentação da concessionária de energia local–RECON-Light, tendo como diferencial a implementação de sistemas fotovoltaicos. Foi realizado um memorial descritivo da instalação elétrica,estimando a necessidade de carga de cada instalação,tendo como base outros laboratórios da instituição. Foram aplicadas técnicas de iluminação visando obter a quantidade de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades de estudo e pesquisa. Os arranjos fotovoltaicos,já existentes no laboratório,foram dimensionados para alimentar as cargas dos laboratórios e do mezanino. Ainda, para aumentar a geração, foi adquirido e configurado um novo sistema. Através de todas as etapas acima mencionadas, foi possível projetar e viabilizar uma alternativa para suprir a energia dos laboratórios e mezanino.
Materia: Instalações Elétricas
Sistemas Fotovoltaicos
Técnicas de Iluminação
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Elétrica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10003938.pdf2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.