Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8141
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Remodelagem dos laboratórios de fontes alternativas de energia e circuitos lógicos com a implementação de um sistema de geração de energia alternativa suplementar a distribuição da concessionária
Autor(es)/Inventor(es): Souquet, Vanessa Duarte
Orientador: Rolim , Luis Guilherme Barbosa
Resumo: A proposta deste trabalho consiste em associar as técnicas de instalações elétricas ao conceito de recursos alternativos e em estimular novos estudos na área de fontes limpas para geração de energia.O projeto apresenta a remodelagem do mezanino e dos Laboratórios de Fontes Alternativas e Circuitos Lógicos da UFRJ seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas –ABNT,e a regulamentação da concessionária de energia local–RECON-Light, tendo como diferencial a implementação de sistemas fotovoltaicos. Foi realizado um memorial descritivo da instalação elétrica,estimando a necessidade de carga de cada instalação,tendo como base outros laboratórios da instituição. Foram aplicadas técnicas de iluminação visando obter a quantidade de iluminância adequada para o desenvolvimento de atividades de estudo e pesquisa. Os arranjos fotovoltaicos,já existentes no laboratório,foram dimensionados para alimentar as cargas dos laboratórios e do mezanino. Ainda, para aumentar a geração, foi adquirido e configurado um novo sistema. Através de todas as etapas acima mencionadas, foi possível projetar e viabilizar uma alternativa para suprir a energia dos laboratórios e mezanino.
Palavras-chave: Instalações Elétricas
Sistemas Fotovoltaicos
Técnicas de Iluminação
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10003938.pdf2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.