Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/8245
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bolonha, Carlos Alberto Pereira das Neves | - |
dc.contributor.author | Libório, Daniele Martins | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T15:06:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | LIBÓRIO, Daniele Martins. Inclusão no ensino básico: uma análise crítica dos desafios implementados pelo estatuto da pessoa com deficiência. 2018. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/8245 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | People with Disability | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Education | pt_BR |
dc.title | Inclusão no ensino básico: uma análise crítica dos desafios implementados pelo estatuto da pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3159100435446896 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6666788644043813 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Ardente, Luciana Silveira | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9221554041874846 | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema abordado nesta pesquisa diz respeito ao direito básico à educação. A entrada em vigor do Estatuto da Pessoa com Deficiência (lei 13.146/2015) trouxe mudanças significativas na forma como esse tópico deve ser trabalhado em relação a pessoas com deficiência. Nesse sentido, a discussão a ser feita no presente projeto aborda a questão da inclusão nos estabelecimentos de Ensino sob a ótica do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Observou-se as mudanças as quais estão sujeitas as escolas de Ensino Básico. A questão envolve a inclusão no Ensino Regular de indivíduos com deficiência, não mais os limitando à Educação Especial. Nesse sentido, deve-se ter sensibilidade e razoabilidade ao apreciar a questão levantada, pois ao mesmo tempo em que é inegável a necessidade de políticas inclusivas, há questões de ordem prática e estrutural que podem apresentar entraves no caminho da Lei. Sendo assim, é preciso que se busquem caminhos para superar os obstáculos enfrentados, visando a atribuir efetividade no longo prazo, incluindo cada vez mais os cidadãos com deficiência na sociedade. Para tanto, será realizada análise da Legislação anterior à entrada em vigor do Estatuto. Serão analisados, ainda, casos concretos, buscando soluções para os desafios da educação inclusiva no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DMLibório.pdf | 461.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.