Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8266
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O desenho infantil: uma análise do desenho como fonte de expressão da criança
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Yule dos Banhos de
Orientador: Fidalgo, Lucia Maria da Cruz
Resumo: Analisa desenhos realizados por crianças em decorrência da questão central “Qual a percepção que as crianças tem da biblioteca escolar que freqüentam?”. Apresenta um breve histórico da Escola Britânica do Rio de Janeiro com unidade na Barra da Tijuca. Descreve-se a importância da freqüência regular à Biblioteca Escolar na vida das crianças, com argumentos que defendem o início dessa prática desde os anos iniciais da vida escolar, por meio da revisão de literatura de diferentes pesquisadores. Aponta a importância do incentivo à leitura com o intuito de formar uma sociedade leitora e crítica no futuro. Enfatiza elementos necessários para uma biblioteca escolar e o importante papel do profissional bibliotecário em uma biblioteca escolar. Analisa os desenhos realizados pelas crianças como resultados e interpretação de acordo com o referencial teórico. Discorre sobre o incentivo dos pais, educadores e bibliotecários para o interesse à ida à biblioteca seja estimulado. Conclui-se que de acordo dos desenhos, esse pode ser um objeto de estudo para o campo científico.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Desenho infantil
Formação de leitores
Bibliotecário escolar
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Jul-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YBSouza.pdf795.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.