Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/828
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cegos e invisíveis no contexto da cultura da imagem: um estudo sobre hábitos de consumo de deficientes visuais no Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Montenegro, Natalia Pereira
Advisor: Strozenberg, Ilana
Abstract: Estuda a relação entre o público deficiente visual, o consumo e as mensagens publicitárias, no atual contexto da comunicação, em que predominam as imagens. Seu objetivo é compreender como o não vidente se sente e se comporta no papel de consumidor, assim como perceber em que medida a publicidade considera esse público em seus anúncios. O trabalho se inicia com uma discussão sobre a comunicação, em especial sobre a comunicação publicitária, na sociedade contemporânea e o predomínio imagético nesse contexto. A seguir, é feita uma apresentação do que é deficiência visual e a importância da presença desse público no Brasil. Finalmente, para investigar as relações de consumo de um grupo de deficientes visuais do Rio de Janeiro e o modo como percebem a maneira como são tratados pelo mercado e pela propaganda, foi realizada uma pesquisa exploratória, através de entrevistas individuais com sete pessoas não videntes frequentadoras do Instituto Benjamin Constant. De forma complementar, com a finalidade de compreender a visão do mercado publicitário a respeito do assunto, foram realizadas entrevistas com três profissionais, dentre eles uma publicitária e dois professores pesquisadores da área de comunicação inclusiva.
Keywords: Acessibilidade
Consumo
Publicidade
Comunicação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Jul-2015
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MONTENEGRO, Natalia Pereira. Cegos e invisíveis no contexto da cultura da imagem: um estudo sobre hábitos de consumo de deficientes visuais no Rio de Janeiro. 2015. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NPMontenegro.pdf794.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.