Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8286
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O imperfectivo contínuo no presente: as realizações morfológicas no francês
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Sabrina Gomes da
Tutor: Martins, Adriana Leitão
Resumen: Investiga as diferentes possibilidades de realização do imperfectivo contínuo associado ao tempo presente no francês considerando-se os diferentes tipos de verbo propostos por Vendler (1967). A hipótese é a de que o imperfectivo contínuo no francês, quando associado ao tempo presente, é expresso exclusivamente pela morfologia não progressiva: o presente simples. Para tanto, foi feita uma análise de 3 horas do corpus CFPP2000 (Corpus de Français Parlé Parisien des années 2000) com falantes parisienses de 20 a 40 anos, com ensino superior completo ou incompleto. De um total de 1413 realizações de imperfectivo contínuo, verificaram-se duas com a morfologia progressiva: a expressão formada por être + en train de + verbo no infinitivo. Ambas as ocorrências da morfologia progressiva foram com verbos de atividade. Logo, a hipótese deste estudo foi refutada. Tendo como base os dados analisados, discutimos que a baixa realização da morfologia progressiva no francês pode ser motivada pela sua morfologia de origem distinta daquela de outras línguas românicas, como espanhol e italiano, e que a utilização dessa morfologia associada a verbos de atividade vai na direção proposta na literatura por esses verbos serem dinâmicos e durativos (COMRIE, 1976).
Materia: Morfologia (linguística)
Língua francesa
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Sabrina G. O imperfectivo contínuo no presente: As realizações morfológicas no francês. 2017. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras: Português – inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Letras - Francês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SGSilva.pdf245.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.