Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8291
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: HIVídeos: a necroestética e outros horizontes
Autor(es)/Inventor(es): Lara, Matheuz Catrinck
Orientador: Oliveira, Ivana Bentes
Resumo: A produção audiovisual contemporânea dos grandes circuitos parece não ter acompanhado o avanço das experiências relacionadas ao HIV. Com os novos dispositivos e tecnologias de produção de saúde e prazer, o ambiente cognitivo sobre o vírus da AIDS ganhou outros horizontes. Porém, tanto a cinematografia mainstream quanto os produtos televisuais de grande alcance, como filmes e séries, ainda reforçam os estigmas de um passado onde portar o vírus se relaciona invariavelmente ao imaginário da morte e da consequente perda de traços da vitalidade, a exemplo do próprio prazer. Em minha análise, pretendo acompanhar produções audiovisuais que tenham, entre 2010 e 2017, passado pelo tema do HIV, e perceber, através de seus usos estéticos e de linguagem, como ainda existe uma sensibilidade negativa à sua volta. Mais do que isso, buscarei entender como tais estetizações funcionam de aparatos para as estruturas de poder e desqualificam os corpos e subjetividades de pessoas vivendo com HIV, colocando-as muitas vezes como abjetas e até mesmo num patamar de monstruosidade. Na contramão dessa lógica, entretanto, encontro, na web e na cultura de redes, vlogs e webséries que imprimem novos métodos e relações de construção audiovisual, o que possibilita o surgimento de narrativas mais densas, informativas e não necessariamente ligadas ao que chamo de "necroestética" (ou estética da morte).
Palavras-chave: AIDS
HIV
Estética
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Nov-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LARA, Matheuz Catrinck. HIVídeos: a necroestética e outros horizontes. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCatrinck.pdf532.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.