Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8371
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Programa Luz para Todos : uma avaliação do primeiro ciclo do programa de universalização de energia elétrica na região nordeste (2003-2008)
Autor(es)/Inventor(es): Siqueira, Rafael Saavedra Maciel de
Tutor: Castro, Nivalde José de
Tutor : Câmara, Lorrane da Silva Costa
Resumen: O acesso à energia elétrica de qualidade se tornou algo imprescindível para a vida e bemestar das pessoas com a chegada dos tempos mais modernos que trouxeram consigo inovações. Desde o final do século XX, o desenvolvimento econômico e sustentável passou a ser uma questão crucial nos debates econômicos, trazendo à tona a questão da pobreza e da desigualdade social. O Brasil é um país moldado a partir de uma segregação estrutural decorrente principalmente do seu processo de urbanização tardio, que gerou um grande movimento da população rural para as grandes cidades e deixou a fatia mais pobre que habitava nas áreas rurais isoladas. Uma das saídas encontradas para tentar corrigir o problema da pobreza foi a instauração do Programa Luz para Todos no ano de 2003 para levar às áreas rurais de todo o país, o acesso gratuito à energia elétrica às camadas mais pobres da sociedade. O objetivo deste trabalho então é testar a hipótese de que a ação do Estado em garantir o acesso à energia elétrica para zonas isoladas que não o possuem, através de uma política pública de incentivo por meio de subsídio direto, é capaz de gerar desenvolvimento e melhorar as condições de vida da população. Para medir o impacto do Programa Luz Para Todos foi feita uma avaliação sobre indicadores socioeconômicos da região Nordeste, que para fins deste trabalho é a região de interesse pois mais concentrava pobreza do Brasil, em especial na zona rural, antes de sua implantação. Os resultados obtidos evidenciam que a realização das novas ligações permitiu avanços sociais e econômicos à população rural, com impactos regionais e nacionais de extrema relevância, reduzindo a proporção dos pobres, estimulando a produção e consumo, melhorando a distribuição de renda, ainda que nem todas as concessionárias de distribuição tenham atingido 100% das metas estabelecidas no prazo, sendo necessária a prorrogação do programa e alguns ajustes a serem feitos a posteriori.
Materia: Energia Elétrica
Pobreza - Brasil
Política Pública
Programa Luz para Todos
Universalização
Brasil, Nordeste
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: ago-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RSMSiqueira.pdf348.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.