Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8371
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Programa Luz para Todos : uma avaliação do primeiro ciclo do programa de universalização de energia elétrica na região nordeste (2003-2008)
Autor(es)/Inventor(es): Siqueira, Rafael Saavedra Maciel de
Orientador: Castro, Nivalde José de
Coorientador: Câmara, Lorrane da Silva Costa
Resumo: O acesso à energia elétrica de qualidade se tornou algo imprescindível para a vida e bemestar das pessoas com a chegada dos tempos mais modernos que trouxeram consigo inovações. Desde o final do século XX, o desenvolvimento econômico e sustentável passou a ser uma questão crucial nos debates econômicos, trazendo à tona a questão da pobreza e da desigualdade social. O Brasil é um país moldado a partir de uma segregação estrutural decorrente principalmente do seu processo de urbanização tardio, que gerou um grande movimento da população rural para as grandes cidades e deixou a fatia mais pobre que habitava nas áreas rurais isoladas. Uma das saídas encontradas para tentar corrigir o problema da pobreza foi a instauração do Programa Luz para Todos no ano de 2003 para levar às áreas rurais de todo o país, o acesso gratuito à energia elétrica às camadas mais pobres da sociedade. O objetivo deste trabalho então é testar a hipótese de que a ação do Estado em garantir o acesso à energia elétrica para zonas isoladas que não o possuem, através de uma política pública de incentivo por meio de subsídio direto, é capaz de gerar desenvolvimento e melhorar as condições de vida da população. Para medir o impacto do Programa Luz Para Todos foi feita uma avaliação sobre indicadores socioeconômicos da região Nordeste, que para fins deste trabalho é a região de interesse pois mais concentrava pobreza do Brasil, em especial na zona rural, antes de sua implantação. Os resultados obtidos evidenciam que a realização das novas ligações permitiu avanços sociais e econômicos à população rural, com impactos regionais e nacionais de extrema relevância, reduzindo a proporção dos pobres, estimulando a produção e consumo, melhorando a distribuição de renda, ainda que nem todas as concessionárias de distribuição tenham atingido 100% das metas estabelecidas no prazo, sendo necessária a prorrogação do programa e alguns ajustes a serem feitos a posteriori.
Palavras-chave: Energia Elétrica
Pobreza - Brasil
Política Pública
Programa Luz para Todos
Universalização
Brasil, Nordeste
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSMSiqueira.pdf348.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.