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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Pão de açucar e branding emocional: estratégia de reposicionamento de marca no setor supermercadista
Autor(es)/Inventor(es): Vital, Manoella Giesta Carriço
Orientador: Neves, Gláucia Salvador
Resumo: A saturação do mercado e o bombardeio ininterruptível de mensagens e informações sofrido pelo indivíduo resultaram em uma busca mais empenhada por ferramentas e estratégias de marketing que possibilitassem o alcance e a retenção do consumidor em potencial. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar a utilização do chamado branding emocional para a criação de um valor de marca que resultasse em um novo posicionamento no ambiente de consumo. O supermercado Pão de Açúcar e a sua comunicação audiovisual foram escolhidos como objeto de pesquisa por terem, progressivamente, apresentado o uso de elementos de caráter emocional nas suas campanhas. Os resultados da análise mostram que a abordagem feita pela marca possibilitou a criação de associações emocionais positivas por parte do indivíduo quanto ao supermercado, as quais não prejudicaram o elemento central vendido, o alimento, mas o resignificaram, indo ao encontro dos anseios do público alvo e conferindo destaque ao Pão de Açúcar frente aos seus concorrentes.
Palavras-chave: Marketing
Branding emocional
Propaganda
Supermercado
Posicionamento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VITAL, Manoella Giesta Carriço. Pão de Açúcar e branding emocional: estratégiade reposicionamento de marca no setor supermercadista. 2015. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
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