Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/851
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O Rio de Janeiro no horário nobre: a representação da cidade nas novelas da Globo
Autor(es)/Inventor(es): Ramalho, Ana Maria de Mendonça
Orientador: Mattos, Beatriz Jaguaribe de
Resumo: Analisar como o Rio de Janeiro é representado nas novelas do horário nobre da Rede Globo. A partir de como a cidade aparece na teledramaturgia e quais bairros têm mais visibilidade nas tramas, o objetivo é investigar como a Rede Globo contribuiu para a construção da imagem do Rio de Janeiro a nível nacional. Essa pesquisa propõe mostrar a inserção de novos territórios no horário nobre nos últimos anos, como as favelas e o subúrbio, e apresentar as mudanças na representação desses locais e seus moradores na teledramaturgia. Através da relação entre as novelas e o consumo na sociedade brasileira, esse estudo busca exemplificar a influência desse espaço na televisão e identificar como o Rio de Janeiro é vendido para o resto do Brasil e para os países que exibem as telenovelas globais. Finalmente, essa pesquisa tem como objetivo mostrar como a imagem da cidade é trabalhada como um local turístico, com a criação de novos lugares de apreciação através da dramaturgia, e como elas contribuem para a formação do novo branding do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Telenovela
Televisão
Horário nobre
Realidade
Cidadania
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RAMALHO, Ana Maria de Mendonça. O Rio de Janeiro no horário nobre: a representação da cidade nas novelas da Globo. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARamalho.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.