Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8562
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A manutenção da qualidade de segurado beneficiário do auxílio-acidente e seus reflexos na concessão da pensão por morte
Autor(es)/Inventor(es): Barcellos, Bárbara Maria Costa Silva
Orientador: Silva, Fábio de Souza
Resumo: O presente estudo investiga a manutenção da qualidade de segurado, prevista no art. 15, inciso I da Lei nº. 8.213/91, do beneficiário de auxílio-acidente que há longo tempo não contribui para a Previdência Social. Além de buscar elucidar a lacuna deixada pelo legislador na redação do retromencionado artigo, uma vez que confere margem para variadas interpretações. A pesquisa examina a interpretação adotada pelos Tribunais e propõe uma compreensão razoável do texto normativo, de modo a demonstrar que os benefícios abrangidos no dispositivo do período de graça se referem tão somente àqueles com caráter substitutivos de renda. Por isso, o propósito deste estudo é expor que o beneficiário do auxílio-acidente, extrapolado o prazo do período de graça com a consequente perda da qualidade de segurado, ainda que conserve seu benefício indenizatório, não institui outro benefício. Logo, conclui-se que, aquele indivíduo em gozo de auxílio-acidente, que há muito tempo não retornou a verter contribuições à Previdência Social, não poderá pleitear novos benefícios previdenciários e, quiçá, instituir pensão por morte para seus beneficiários. Isto porque o de cujus não cumpriria o primeiro requisito para a concessão da pensão, qual seja: qualidade de segurado. Destaca-se que o beneficiário do auxílio-acidente, mesmo após findado o período de graça, continua a auferi-lo. Entretanto, não é viável que a simples percepção do benefício indenizatório conceda a manutenção da qualidade de segurado por tempo indeterminado. Além disso, iria autorizar que, após anos em gozo de auxílio-acidente, o beneficiário instituísse pensão por morte, caso viesse a falecer.
Palavras-chave: Previdência Social
Regime Geral da Previdência Social
Auxílio-Acidente
Pensão por Morte
Qualidade de Segurado
Período de Graça
Princípios da Previdência Social
Manutenção da Qualidade de Segurado
Benefícios
Lei de Benefícios
Social Security
General Social Security System
Accident Assistance
Death Pension
Insured Quality
Grace Period
Social Security Principles
Maintenance of the Quality of the Insured
Benefits
Benefit Law
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARCELLOS, Bárbara Maria Costa Silva. A manutenção da qualidade de segurado beneficiário do auxílio-acidente e seus reflexos na concessão da pensão por morte. 2017. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMCSBarcellos.pdf644.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.