Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8564
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A Defensoria Pública da União atuando pelo reconhecimento da identidade de gênero e do direito ao nome das pessoas trans
Autor(es)/Inventor(es): Carlos, Dayane Vieira
Tutor: Quirino, Carina de Castro
Resumen: A pesquisa centra-se na análise do processo, ainda em andamento, de reconhecimento das identidades transgêneras por parte do Direito. São analisadas as perspectivas médico-patologizante e sociológica da transexualidade, indagando-se o reconhecimento à identidade de gênero e consequentemente, o direito ao nome, em decorrência direta da aplicação de direitos fundamentais constitucionais e tratados de direitos humanos. É realizada a descrição de política pública criada pela Defensoria Pública da União de forma a traçar atuação estratégica para garantir os direitos das pessoas transexuais, e demandar alteração de entendimento jurídico quanto ao nome social e a possibilidade de alteração do prenome e do sexo nos registros públicos, sem a fixação de condicionantes médico-cirúrgicas ou processuais.
Materia: Identidade de gênero
Transexualidade
Transgneridade
Nome
Política pública
Defensoria Pública da União
Gender Identity
Transsexuality
Transgender
Name
Public Policy
Public Defender of the Union
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARLOS, Dayane Vieira. A Defensoria Pública da União atuando pelo reconhecimento da identidade de gênero e do direito ao nome das pessoas trans. 2018. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DVCarlos.pdf12.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.