Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/871
Especie: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título : | Integração das mídias: o que mudou na prática pedagógica dos professores? |
Otros títulos: | Integrating the media: what has changed in the teachers pedagogical practice? |
Autor(es)/Inventor(es): | Soares, Cristina Maria Albino |
Tutor: | Fresquet, Adriana Mabel |
Resumen: | O trabalho em questão tenta fazer uma análise da prática escolar dos professores de uma escola estadual do município de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Para esta análise, foram levados em conta dois marcos: a chegada dos computadores para equipar o laboratório de informática na escola e a expansão da oferta de cursos na área de Tecnologia Educacional. Estes cursos correspondem ao programa de capacitação proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para professores da rede pública, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Nesse trabalho, procurou-se entender até onde os cursos oferecidos têm contribuído para a formação do professor e em contrapartida para a atuação dos mesmos. Se houve mudança na prática pedagógica escolar, e como de fato aconteceu a apropriação dos recursos tecnológicos na escola. Foram utilizados para esta abordagem questionários, respondidos por escrito, e entrevistas abertas. Dos sessenta questionários distribuídos, cinquenta e quatro foram respondidos. As entrevistas foram realizadas com quatro professores regentes e uma das diretoras da escola. A proposta, ao longo do trabalho, foi buscar possíveis respostas a estas indagações para melhor entender o que está acontecendo de novo na educação. |
Resumen: | The paper in question tries to analyze the practice of school teachers at a Public school in São Gonçalo, Rio de Janeiro. For this analysis, two points were taken into account: the arrival of computers to equip the computer lab at school and the large offer of courses in the area of educational technology. These courses match the training program proposed by The Ministry of Education, MEC, for public schools teachers, in partnership with the State Education Department. In this paper, we sought to understand how far the courses have contributed to the education of teachers in return for their action. If there was a change in teaching practice school and how the appropriation of technological resources actually happened. Questionnaires were used for this approach, which were answered in a piece of paper, besides an opened interview. A total of fifty-four questionnaires were answered from sixty ones that were given to the teachers. The director of the school and four teachers answered the interview. The proposal of this paper was to seek possible answers to these questions to better understand new actions that are happening in education. |
Materia: | Prática pedagógica Teaching practice Educational technology Tecnologia educacional |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde |
Unidade de producción: | Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 5-may-2011 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Mídias na Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
778202.pdf | 279.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.