Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/871
Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Integração das mídias: o que mudou na prática pedagógica dos professores?
Título(s) alternativo(s): Integrating the media: what has changed in the teachers pedagogical practice?
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Cristina Maria Albino
Orientador: Fresquet, Adriana Mabel
Resumo: O trabalho em questão tenta fazer uma análise da prática escolar dos professores de uma escola estadual do município de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Para esta análise, foram levados em conta dois marcos: a chegada dos computadores para equipar o laboratório de informática na escola e a expansão da oferta de cursos na área de Tecnologia Educacional. Estes cursos correspondem ao programa de capacitação proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para professores da rede pública, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Nesse trabalho, procurou-se entender até onde os cursos oferecidos têm contribuído para a formação do professor e em contrapartida para a atuação dos mesmos. Se houve mudança na prática pedagógica escolar, e como de fato aconteceu a apropriação dos recursos tecnológicos na escola. Foram utilizados para esta abordagem questionários, respondidos por escrito, e entrevistas abertas. Dos sessenta questionários distribuídos, cinquenta e quatro foram respondidos. As entrevistas foram realizadas com quatro professores regentes e uma das diretoras da escola. A proposta, ao longo do trabalho, foi buscar possíveis respostas a estas indagações para melhor entender o que está acontecendo de novo na educação.
Resumo: The paper in question tries to analyze the practice of school teachers at a Public school in São Gonçalo, Rio de Janeiro. For this analysis, two points were taken into account: the arrival of computers to equip the computer lab at school and the large offer of courses in the area of educational technology. These courses match the training program proposed by The Ministry of Education, MEC, for public schools teachers, in partnership with the State Education Department. In this paper, we sought to understand how far the courses have contributed to the education of teachers in return for their action. If there was a change in teaching practice school and how the appropriation of technological resources actually happened. Questionnaires were used for this approach, which were answered in a piece of paper, besides an opened interview. A total of fifty-four questionnaires were answered from sixty ones that were given to the teachers. The director of the school and four teachers answered the interview. The proposal of this paper was to seek possible answers to these questions to better understand new actions that are happening in education.
Palavras-chave: Prática pedagógica
Teaching practice
Educational technology
Tecnologia educacional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
Unidade produtora: Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Mai-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Mídias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
778202.pdf279.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.