Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/8728
Type: Dissertação
Title: A configuração temática da ciência da informação no curriculo dos cursos do IBICT : estudo de caso: a transferência de conhecimentos cientifico-tecnológicos na situação de dependência, através do espaço acadêmico disciplinar
Author(s)/Inventor(s): Gonzalez de Gomez , Maria Nélida
Advisor: Cintra , Ana Maria Marques
Abstract: Sendo analisada a relação de adequação entre Ciência e Sociedade, foi considerado que ela se constitui no processo de produção de conhecimentos e não só a posterior, pela utilização do produto científico-tecnológico. São colocados os problemas da transferência de conhecimentos entre os países industrializados e os países em desenvolvimento, com diferentes perfis sociocognitivos. Essa seria a situação da Ciência da Informação, desenvolvida nas sociedades avançadas para atender as transformações da comunicação documentaria organizada, e em especial, a científico-tecnológica. O estudo pretendeu esboçar algumas orientações da demanda educacional e profissional, no Brasil, a partir do estudo de caso dos cursos de Pós-graduação do IBICT. Tentou-se analisar as simetrias e assimetrias dos mapas cognitivos onde a Instituição e os egressos expressam seus critérios de seleção e ênfase acerca dos assuntos teórico-instrumentais da Ciência da Informação, destacando-se algumas direções de desenvolvimento da área, adequadas aos pontos de partida e à demanda de Sociedade local.
Abstract: Por fazer.
Keywords: Ciência da informação
Transferência de informação
Análise
Estudo e ensino
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Program: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-1982
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
488689.pdf13,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.