Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/8775
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Trabalho intermitente: experiências comparadas
Autor(es)/Inventor(es): Miranda, Renata Ferreira Spíndola de
Tutor: Silva, Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da
Resumen: O presente trabalho apresenta um exame do instituto do trabalho intermite, nova modalidade contratual trazida pela Lei nº 13.467/17, que acrescentou os artigos 443§3º e 452-A à CLT, com base na ordem constitucional e nas experiências estrangeiras. Sob inspiração da metodologia do direito comparado, a monografia realiza um cotejo de experiências legislativas nacionais e estrangeiras, se beneficiando das técnicas de levantamento bibliográfico e legislativo, com pesquisa bibliográfica e análise crítica das obras de doutrinadores nacionais e estrangeiros da área do direito do trabalho. O estudo tem início com a análise do contexto social e dos fundamentos jurídicos que embasaram a aprovação da Reforma Trabalhista no Brasil, utilizando, como paradigma, a dignidade da pessoa humana. Em seguida, busca delinear as principais características do regime intermitente instituído, bem como, as suas manifestações anteriores no ordenamento jurídico brasileiro por meio da denominada jornada móvel, variável ou flexível. Passa-se, então, à análise das experiências legislativas vivenciadas na Itália, em Portugal e no Reino Unido, o qual nos leva a depreender que o contrato intermitente brasileiro ora dialoga com o contrato zero hora britânico, ora dialoga com a intermitência italiana e portuguesa. Por fim, adentra-se na investigação dos possíveis efeitos decorrentes da instituição do regime intermitente na relação individual de trabalho, com base na matriz constitucional fundada na dignidade da pessoa humana e na valorização do trabalho, com vistas ao compromisso internacional de promoção do trabalho decente.
Materia: Reforma trabalhista
Trabalho intermitente
Flexibilidade
Dignidade da pessoa humana
Labor reform
Intermittent work
Flexibility
Dignity of the human person
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MIRANDA, Renata Ferreira Spíndola de. Trabalho intermitente: experiências comparadas. 2018. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, Faculdade Nacional de Direito, Universidade Ferderal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RFSMiranda.pdf544.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.