Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8808
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação e arte na imprensa brasileira: uma análise nos meios digitais
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Hitala Fernanda Pereira
Orientador: Barbosa, Marialva Carlos
Resumo: Verifica como a mídia brasileira trata as notícias relacionadas a educação e arte no meio digital. A forma e o espaço como a educação por si só é abordada pela imprensa tem sido um tema bastante discutido. Análises de jornais impressos evidenciam que, apesar de a educação não ser uma pauta prestigiada, sua abordagem tem sido mais frequente nos últimos anos. A presença da educação na mídia teve seu auge em 1990, com as avaliações que começaram a ser produzidas em nível federal e vieram a se tornar pautas nas redações de muitos jornais. Estatísticas mostram, no entanto, que a educação, quando coligada a outra área, tem a tendência de receber ainda menos visibilidade, além de gerar notícias superficiais. Partindo da análise de notícias coletadas no Google Notícias, procura-se aqui verificar como educação e arte ganham forma nos meios em que são veiculadas. Num momento em que a internet se transformou num locus massivamente frequentado, é importante analisar as ideias a partir desse ponto de vista e, mais que isso, propor uma reflexão acerca da importância da educação e da arte para a sociedade brasileira, individual e coletivamente.
Palavras-chave: Meios de comunicação de massa
Educação
Arte
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Jun-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Hitala Fernanda Pereira. Educação e arte na imprensa brasileira: uma análise nos meios digitais. 2018, 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HCarvalho.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.