Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/8877
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Sistema de contas nacionais e a integração de contas ambientais: contas de áreas florestais e seu impacto na Amazônia Legal
Autor(es)/Inventor(es): Meyer, Isabella Miranda
Orientador: Young, Carlos Eduardo Frickmann
Resumo: O presente trabalho tem como tema as Contas Econômicas Ambientais (CEA), com foco nas Contas de Floresta para os municípios dos estados situados na Amazônia Legal Brasileira. O trabalho inicia-se com a discussão sobre os problemas na abordagem das questões ambientais no Sistema de Contas Nacionais, e como as CEA se tornam uma solução para essa questão. Posteriormente propõe-se uma abordagem própria para a criação de contas experimentais de áreas florestais, aplicadas para a região da Amazônia Legal, com o intuito de analisar a perda de cobertura florestal ao longo dos anos. Adicionalmente, são construídas contas associadas de serviços ecossistêmicos para erosão e emissões de carbono. Os resultados mostram que, de forma geral, a proporção de valor adicionado bruto da agropecuária por hectare desmatado tem aumentado ao longo do período analisado (2002-2017), mas que em anos recentes essa trajetória se tornou descendente. Em relação a perda de serviços ecossistêmicos pelo desmatamento, identificou-se que ao longo do período como um todo ocorreram aumentos na emissão de carbono e na erosão potencial por hectare de floresta desmatada, mas que as intensidades de emissão de carbono e erosão se estabilizaram na atual década. Contudo, é fundamental observar que os resultados variam consideravelmente quando são examinados por biomas ou estados específicos. Isso demonstra a importância de um sistema integrado de estatísticas econômicas e ambientais para nortear as trajetórias de desenvolvimento sustentável do Brasil, que é a motivação maior por trás desse trabalho.
Palavras-chave: Contas econômicas ambientais - Florestas
Sistema de contas nacionais
Amazônia Legal
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMMeyer.pdf745.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.